Os pontos de pivô são um dos indicadores mais usados no dia de negociação. A ferramenta fornece um gráfico especializado de sete níveis de suporte e resistência, destinados a encontrar pontos de virada intradiários no mercado.
Abaixo está uma visão de como eles aparecem em um gráfico de uma hora do par de moedas AUD / JPY. Todos os sete níveis estão à vista.
Embora os comerciantes frequentemente encontrem seus próprios níveis de suporte e resistência encontrando pontos de viragem anteriores no mercado, os pontos de pivô são plotados automaticamente diariamente. Como muitos participantes do mercado monitoram esses níveis, o preço tende a reagir a eles.
Cálculo de pontos de articulação
Os pontos de pivô podem ser calculados para vários períodos de tempo em alguns programas de gráficos que permitem personalizar o indicador. Por exemplo, alguns programas podem permitir que você calcule pontos de pivô para um intervalo semanal ou mensal. Mas o indicador padrão é plotado no nível diário.
O nível central de preços – o ponto de articulação – é calculado em função da alta, baixa e próxima do mercado em relação ao dia anterior (ou período, de maneira mais geral). Esses valores são somados e divididos por três. Este é o mesmo conceito que o “preço típico”.
Ponto de articulação = [Alto (anterior) + Baixo (anterior) + Fechado (anterior)] / 3
Os outros seis níveis de preços – três níveis de suporte e três níveis de resistência – usam o valor do ponto de articulação como parte de seus cálculos.
Os três níveis de suporte são convenientemente denominados suporte 1, suporte 2 e suporte 3. Os três níveis de resistência são chamados de resistência 1, resistência 2 e resistência 3. Você também pode vê-los chamados por suas formas abreviadas – S1, S2, S3 e R1, R2, R3, respectivamente.
Esses valores são calculados da seguinte maneira:
- Resistência 1 = (2 x ponto de articulação) – Baixa (período anterior)
- Suporte 1 = (2 x ponto de articulação) – Alto (período anterior)
- Resistência 2 = (Ponto de articulação – Suporte 1) + Resistência 1
- Suporte 2 = Ponto Pivô – (Resistência 1 – Suporte 1)
- Resistência 3 = (Ponto de articulação – Suporte 2) + Resistência 2
- Suporte 3 = Ponto Pivô – (Resistência 2 – Suporte 2)
Como os níveis de preços se baseiam nos níveis alto, baixo e próximo do dia anterior, quanto maior o intervalo entre esses valores, maior a distância entre os níveis no dia útil seguinte. Da mesma forma, quanto menor a faixa de negociação, menor a distância entre os níveis será no dia seguinte.
Note-se que nem todos os níveis necessariamente aparecerão em um gráfico de uma só vez. Isso significa simplesmente que a escala do gráfico de preços é tal que alguns níveis não são incluídos na janela de visualização.
Usos dos pontos de pivô
Os pontos de pivô foram usados inicialmente nas ações e nos mercados futuros, embora o indicador tenha sido amplamente adaptado ao dia de negociação no mercado cambial.
Os pontos de pivô têm a vantagem de ser um indicador líder, o que significa que os comerciantes podem usá-lo para avaliar os pontos de virada no mercado com antecedência. Eles podem atuar como alvos de entrada na negociação, usando-os como suporte ou resistência, ou como níveis de stop-loss e / ou take-profit.
Por exemplo, abaixo, podemos ver vários casos de S1 atuando como suporte.
O ponto de articulação, sendo a linha do meio e o nível em que todo o resto é calculado, é o foco principal. Se o preço estiver sendo negociado acima do ponto de pivô, o sentimento do mercado pode ser considerado otimista para o dia (mesmo que ainda seja possível que o mercado esteja em baixa no dia, se isso for verdade).
Se o mercado estiver estável, o preço poderá diminuir e fluir em torno do ponto de articulação. Podemos observar esse tipo de comportamento dos preços no gráfico abaixo.
Embora R1, R2 e R3 sejam denominados no sentido de que eles provavelmente agirão como resistência à medida que o mercado subir, se o preço ultrapassar, eles também poderão atuar como suporte caso o preço caia. O mesmo vale para S1, S2 e S3, que podem atuar como resistência em qualquer movimento de volta quando quebram como suporte.
Por exemplo, aqui vemos um nível de resistência atuando como suporte.
Usando pontos de pivô para medir probabilidades
Pontos de pivô também são usados por alguns traders para estimar a probabilidade de um movimento de preço se sustentar. Embora dependa do mercado, as probabilidades a seguir são geralmente relatadas em termos da probabilidade do preço fechar o dia de negociação acima ou abaixo dos seguintes níveis:
- Fecha acima de R1 40% do tempo
- Fecha abaixo de S1 40% do tempo
- Fecha acima de R2 15% do tempo
- Fecha menor que S2 15% do tempo
- Fecha acima de R3 5% do tempo
- Fecha menor que S3 5% do tempo
Essas, é claro, são simplesmente aproximações grosseiras. Simplesmente porque o preço está subindo acima ou abaixo dos níveis externos não significa necessariamente que os movimentos não são válidos ou sustentáveis. Por exemplo, nunca se deve presumir que, com base nas informações acima, você tem 85% de chance de ganhar uma negociação se assumir uma posição longa quando o preço atingir S2. Isso certamente não será verdade por si só.
Pontos de pivô como Stop Loss
Alguns operadores negociam em um nível, esperando uma reversão ao toque, enquanto usam o próximo nível abaixo (no caso de uma negociação longa) ou acima (no caso de uma negociação curta) como um stop loss.
Por exemplo:
Aqui vemos uma entrada curta no R1 e um stop loss no R2.
Negociação usando pontos dinâmicos
Nesse ponto, deve parecer bastante claro que os pontos de articulação são usados como pontos de virada em perspectiva no mercado. Fazer negócios nesses níveis na direção da reversão esperada é uma estratégia técnica muito comum.
Para melhorar a viabilidade dessa estratégia, os traders vincularão a estratégia de pontos de articulação a outros indicadores. Por exemplo, pode-se usar uma média móvel simples de 50 períodos para avaliar a tendência e influenciar as negociações apenas na direção dessa tendência.
Além disso, em vez de dar o primeiro toque de um nível de pivô, pode-se exigir um toque secundário para confirmar que o nível é válido como um ponto de virada. Abaixo está um exemplo de por que “confirmar” a validade de um nível é melhor antes de negociar com um toque básico. Este é um gráfico de cinco minutos do EUR / USD.
Quando dados ou notícias são divulgados, o volume aumenta acentuadamente e o movimento comercial anterior e os níveis intradiários de suporte e resistência podem rapidamente se tornar obsoletos. Na grande barra verde, o preço realmente se manteve entre os dois níveis de pivô. Mas se estivéssemos negociando cada toque dos pivôs, teríamos negociado tanto a longo como a curto prazo em cinco minutos.
Após esse ponto, o mercado ficou firmemente em baixa e caiu de forma constante, não mostrando sensibilidade aos pontos de articulação.
Portanto, você precisa ter cuidado e garantir que não está tentando negociar níveis que o mercado não tem a intenção de respeitar quando um grande volume estiver presente no mercado.
Se escrevêssemos nossas regras para este sistema:
1. a) Se a média móvel simples de 50 períodos tiver uma inclinação positiva, faça apenas operações longas.
b) Se a média móvel simples de 50 períodos tiver uma inclinação negativa, faça apenas operações curtas.
2. Faça negociações com um toque secundário do nível de pivô após afirmar primeiro que o toque principal é uma rejeição do nível.
Isso será aplicado a um gráfico de 5 minutos, mas também poderá ser aplicado a compressões de tempo mais altas (ou mais baixas).
Para os comerciantes diários, que usam pontos de articulação diários, é mais razoável usar o gráfico de 5 minutos a cada hora. Os traders de swing podem usar pontos de articulação semanais, seria melhor aplicar a estratégia no gráfico diário de quatro horas. Os operadores de posição provavelmente seriam os mais adequados para usar pontos de articulação mensais no gráfico diário ou semanal.
Mas este é um sistema bastante simples que pode ser eficaz.
Exemplo
Aqui temos um gráfico de 5 minutos do par de moedas EUR / USD.
O preço está em tendência de baixa para o dia, o preço salta do nível S2 (agindo como resistência) uma vez na retração, levando a uma negociação curta com um toque secundário de S2.
Esse comércio funcionou bem, depois de continuar a tendência de baixa logo depois.
Agora, é claro, a questão é: como você determina onde sair?
Antes de fazer uma negociação, você precisa ter um plano de saída. Isso pode assumir várias formas.
Várias opções são exibidas no diagrama abaixo.
Ou podemos dar um toque na média móvel. Alguns traders usam algumas das médias móveis mais populares – período de 50, 100 e / ou 200 – como níveis de suporte e resistência ou consideram uma mudança na tendência se o preço estiver acima da média móvel rastreada.
Um lucro natural em um sistema de pontos de pivô também está, é claro, no próximo nível na hierarquia. Nesse caso, se fizermos uma negociação curta no S2, nosso nível de lucro pode ser S3. Mas, como mencionado acima, chegar aos níveis mais externos, como S3 e R3, é geralmente raro.
É perfeitamente defensável para os negociadores de um dia negociarem fora da mesa no final do dia de negociação, quando o volume diminui acentuadamente.
Uma palavra sobre fusos horários
Observe também que os pontos de articulação são sensíveis aos fusos horários. A maioria dos pontos de articulação é visualizada com base nos preços de fechamento em Nova York ou Londres.
Portanto, alguém que usa o software de gráficos usando um horário de fechamento com sede em São Francisco ou Tóquio ou em algum outro fuso horário pode ter diferentes pontos de articulação no gráfico que não podem ser seguidos em larga escala internacionalmente. Isso pode potencialmente torná-los sem valor ou sem som.
Portanto, é recomendável que seus horários de gráficos sejam definidos para as horas de Nova York ou Londres. O modo como estes se relacionam com GMT ou UTC depende especificamente de onde cada um está no calendário, pois as duas cidades empregam horário de verão.
Qualquer que seja o fuso horário escolhido, saiba que os pontos de articulação podem ser testados novamente através dos dados de preços anteriores. É importante garantir que o preço seja sensível a esses níveis no mercado em que você está negociando.
Conclusão
Os pontos de pivô fornecem uma visão geral dos possíveis níveis futuros de suporte e resistência no mercado. Isso pode ser especialmente útil para os traders, como um indicador líder, para saber onde o preço pode mudar ou consolidar. Eles também podem ser usados como níveis de stop loss ou take-profit.
Embora os pontos de articulação diários sejam os mais comuns e os mais apropriados para os day traders, algumas plataformas de gráficos também permitirão que você os plote para outros períodos de tempo (por exemplo, semanalmente, mensalmente).
Como em todos os indicadores, eles não devem ser usados como a única coisa em que você baseia seus negócios. Eles devem ser usados em adição a outras formas de análise e / ou outros indicadores técnicos.