O Elliott Wave Oscillator (EWO) é a diferença entre uma média móvel simples (SMA) de 5 e 35 períodos, com base no fechamento de cada castiçal.

 

Formulaticamente, pode ser expresso como:

EWO = SMA (5 períodos, fechamento de velas) – SMA (35 períodos, fechamento de velas)

Usos do oscilador de onda Elliott

A interpretação do EWO pode ser feita através do que seus componentes individuais dizem.

Uma média móvel de 5 períodos responde muito mais ao preço do que uma média móvel de 35 períodos. Menos pontos de dados de preços estão incluídos no período de 5 anos. A média móvel de 35 períodos é mais lenta para reagir ao preço, já que o preço de fechamento anterior representa apenas 2,9% de seu valor (1/35). A média móvel de 5 períodos, por outro lado, é baseada em 20% do preço de fechamento da vela anterior.

Portanto, se o preço estiver em uma tendência de alta, e essa tendência de alta for mais forte nas cinco velas anteriores em relação às 35 anteriores, o EWO será positivo. Se o preço estiver em uma tendência de alta, mas o preço estiver em uma tendência de alta geral mais forte nas últimas 35 velas em relação às cinco anteriores, o EWO será negativo.

Da mesma forma, podemos aplicar isso a tendências de baixa. As tendências de baixa mais fortes nas últimas cinco velas em relação às 35 anteriores produzirão um valor negativo para o EWO. Uma tendência de baixa nas cinco velas recentes que não foi tão forte quanto a das 35 velas passadas também produzirá um valor negativo para o EWO.

Portanto, podemos interpretar valores EWO positivos ou negativos de diferentes maneiras:

Valor EWO positivo

  1. a) Fortalecendo a tendência OU
  2. b) Diminuição da tendência de baixa

Valor EWO negativo

  1. a) Fortalecendo a tendência de baixa OU
  2. b) enfraquecimento da tendência de alta

Exemplos de negociação do oscilador Elliott Wave

O Elliott Wave Oscillator é fundamentalmente um indicador de acompanhamento de tendências.

Podemos vê-lo de duas maneiras. Podemos olhar para o seu valor – positivo ou negativo – ou podemos observar a sua taxa de mudança.

Se o EWO é positivo e crescente, este é um sinal de alta em duas frentes. A tendência de curto prazo é de alta e a tendência de alta está ficando mais forte.

Se o EWO é negativo e crescente, isso é duplamente negativo. A tendência de curto prazo é de baixa e a tendência de baixa está se tornando mais forte.

Se exigirmos que essas duas condições sejam cumpridas ao realizar uma negociação, pelo menos, é provável que aumente sua precisão. Uma interpretação direta pode ser adiar quando o indicador for positivo e adiar quando o indicador for negativo. No entanto, negociar com base em sinais que inerentemente atrasam o preço não é a melhor idéia.

Vários fatores devem estar alinhados para ajudar a confirmar os sinais de negociação. Isso pode incluir o uso de preços, níveis de suporte e resistência, diferentes indicadores técnicos e análise fundamental do mercado que está sendo negociado. Essencialmente, o que for necessário para que a decisão de negociação seja correta.

O EWO por si só produzirá uma tonelada de sinais devido à frequência natural dos cruzamentos 5-SMA e 35-SMA. Mas, por si só, esse não é um sistema de negociação válido, portanto é necessária uma filtragem rigorosa. Combiná-lo com uma média móvel de maior duração (por exemplo, SMA de 50 ou 100 períodos) e negociar na direção da tendência, conforme determinado por esse indicador, melhorará sua confiabilidade.

Além disso, em vez de um mero valor positivo para o EWO, também podemos melhorar sua confiabilidade, garantindo que, para operações longas, seu valor seja suficientemente positivo por uma magnitude específica. Para negociações curtas, podemos instituir uma regra em que o EWO é negativo em um determinado valor. Isso ajuda na consolidação de mercados onde movimentos frequentes acima e abaixo da linha zero do indicador podem emitir vários sinais fracos.

 

Critérios Comerciais do Oscilador de Ondas Elliott

Portanto, veremos como o oscilador Elliott Wave pode ter se saído em vários exemplos de gráficos usando os critérios abaixo:

1) Negociação longa: valor EWO positivo (de + valor X) + valor EWO crescente + média móvel simples inclinada positivamente para 50 períodos

2) Negociação curta: valor EWO negativo (do valor –X) + valor EWO decrescente + média móvel simples inclinada negativamente para 50 períodos

Saída estratégica:

1) Saída longa: a magnitude do EWO começa a diminuir ou a média móvel simples fica negativa

2) Saída curta: EWO seres de magnitude aumentando ou média móvel simples fica positiva

Em outras palavras, para negociar por muito tempo, queremos que o EWO esteja no processo de ser não apenas positivo, mas cada vez mais positivo. A tendência, conforme interpretada pela média móvel simples, também deve ser positiva.

Para negociar a descoberto, queremos que o EWO seja não apenas negativo, mas cada vez mais negativo. Também queremos que a média móvel simples seja negativa.

Uma saída implicaria quando qualquer um desses sinais fosse quebrado.

Exemplo 1

Vejamos um gráfico diário do S&P 500.

Nesse período de aproximadamente nove meses, temos nove operações – 7 longas e 2 curtas, marcadas entre as linhas brancas verticais. Eles foram gerados quando todos os três critérios foram atendidos.

Para longos, isso significa um valor positivo de EWO de uma certa magnitude, um valor crescente de EWO e uma SMA com inclinação positiva.

Para shorts, isso significa um valor EWO negativo de certa magnitude, um valor EWO decrescente e uma SMA com inclinação negativa.

Coletivamente, os sete longos geraram um pouco de lucro, aproveitando a tendência de alta contínua. Os dois shorts quase quebraram.

Exemplo 2

Abaixo temos um gráfico diário do EUR / USD.

Nesse caso, temos seis operações – 3 curtas e 3 longas, mais uma vez marcadas entre as linhas brancas verticais.

Nossos critérios curtos mantêm-se ao longo de cada negociação curta – EWO negativo, EWO negativo de -0,05 ou inferior (esse valor varia de acordo com o ativo e o prazo), diminuindo o EWO e inclinando a média móvel simples de 50 períodos negativamente inclinada.

Nossos critérios longos – EWO positivo, EWO de +0,05 ou superior, EWO crescente e média móvel simples de 50 períodos com inclinação positiva – também se mantiveram por toda parte.

Cada um dos quatro primeiros foram vencedores até certo ponto. Os últimos dois quase empataram.

Conclusão

O Elliott Wave Oscillator usa o conceito básico de um cruzamento de média móvel para gerar sinais de negociação. É fundamentalmente um indicador de momento para seguir tendências.

Os negócios são projetados para serem executados na direção do indicador. Ou seja, isso significa negociações longas para leituras positivas de EWO e negociações curtas para leituras negativas de EWO. No entanto, ele deve ser associado a outros indicadores e, idealmente, a outras formas de análise, pois esses indicadores não foram projetados para serem usados ​​por si mesmos.

Indicadores que integram dados anteriores, inerentemente, ficam abaixo do preço. Embora possam descrever o passado recente, eles podem não necessariamente ter uma idéia do que acontecerá no futuro.

É mais comum que o EWO e outros indicadores de cruzamento de média móvel sejam usados ​​para confirmar as idéias comerciais geradas a partir do gráfico de preços. Não é aconselhável usá-los como sinais próprios. Se as idéias comerciais forem sinalizadas pelo EWO, elas deverão ser rigorosamente filtradas com outras ferramentas.

Também podemos usar o EWO em vários períodos de tempo de gráficos, desde a compactação de um minuto até a mensal (ou superior, se essa configuração existir no seu software de gráficos).