A estratégia de negociação de cunha é uma estratégia de negociação de reversão com potencial para gerar grandes lucros. Quando se trata de negociação de ações de preços, o mais importante é reconhecer certos padrões no mercado. Nossa equipe da Trading Strategy Guides dedicou muito tempo para ensinar a você os padrões de preços mais populares e lucrativos, semelhantes à Estratégia de Padrão de Preço de Cabeça e Ombros.

 

Neste guia, ensinaremos como definir ou o que define o padrão de queda de cunha e o padrão simétrico de cunha. São padrões quase idênticos, mas não exatamente iguais.

Como a maioria dos padrões de preços, você poderá negociar esse padrão em qualquer mercado e em qualquer período de tempo. Não importa que tipo de trader você seja – trader swing, day trader e scalper – você pode obter grandes lucros negociando no padrão de queda da cunha.

Independentemente do ambiente em que você vê um padrão de cunha em queda, o formato e as informações que ele está realmente oferecendo a você com seu padrão de preço têm um viés de alta muito definido. A partir de agora, vamos nos concentrar no reconhecimento do padrão de queda de cunha e no padrão simétrico de cunha e, em seguida, queremos nos concentrar em como negociar efetivamente a estratégia.

Nota * Não são necessários indicadores técnicos para negociar a estratégia de negociação de cotas. Isso ocorre porque estamos lidando com uma estratégia de negociação de ação de preço puro.

Padrão de cunha caindo explicado

É importante reconhecer que o padrão de queda da cunha possui duas partes em sua estrutura de padrão de preço:

  • A principal característica de um padrão de queda de cunha é que precisamos ter uma tendência de baixa antes que o padrão se desenvolva. Isso ocorre porque é um padrão de reversão.
  • A parte dois é o padrão real de queda de cunha que se parece com um triângulo que está apontando para baixo.

Agora, como reconhecer a estrutura de preços de um padrão de queda de cunha?

Você precisa ter uma série de máximos mais baixos seguidos por uma série de mínimos mais baixos, quanto mais, melhor. Cada ponto mais baixo deve ser menor que o mínimo anterior e cada ponto mais alto deve ser menor que o máximo anterior.

No entanto, à medida que nos aproximamos do final do padrão de queda da cunha, você notará que o preço não alcançará mínimos mais baixos.

Enquanto o padrão de queda da cunha se desenvolve, você notará que o comprimento das ondas de giro fica cada vez mais apertado. Especialmente à medida que avançamos para o lado negativo. E em algum momento no futuro, as duas linhas de tendência que conectam os altos e os baixos convergirão.

O padrão de queda da cunha não é confirmado até que esteja rompendo com a resistência superior.

Definitivamente, podemos dizer que existem algumas características em comum entre um padrão de queda de cunha e um padrão de bandeira de alta, mas a diferença é que o padrão de bandeira é mais um padrão agressivo de curto prazo, enquanto um padrão de cunha é mais uma ação de preço de longo prazo .

Antes de pular para as regras, ainda precisamos definir nosso segundo padrão favorito, o padrão simétrico de cunha.

Explicado o padrão simétrico de cunha

O padrão simétrico de cunha é outro padrão simples de ação de preço. É construído da mesma forma que o padrão de cunha em queda. O padrão de cunha simétrico tem a forma de um triângulo simétrico. Pode ser reconhecido pela forma distinta criada por duas linhas de tendência divergentes.

Isso é identificado através do desenho de duas linhas de tendência:

  • Uma linha de tendência de resistência descendente que conecta uma série de picos seqüencialmente mais baixos.
  • Uma linha de tendência de suporte ascendente que conecta uma série de mínimos sequencialmente mais altos.

E em algum momento no futuro, as duas linhas de tendência que conectam os altos e os baixos se encontrarão no lado direito do padrão.

Existem muitas oportunidades para negociar o padrão simétrico de cunha. Esse padrão pode aparecer no final de uma tendência de alta, bem como no final de uma tendência de baixa. Mais do que simplesmente ser um padrão de reversão, isso também pode ser negociado como um padrão de continuação.

Muitas vezes, uma quebra de uma das duas linhas de tendência levará a um movimento direcional volátil. Seu trabalho como comerciante é esperar pacientemente e entrar apenas quando a fuga ocorrer.

Agora, vamos ver como você pode negociar efetivamente o padrão de cunha em queda e o padrão de cunha simétrico. Basta seguir as regras da estratégia de negociação de cotas abaixo.

Regra da estratégia de negociação de cunha – Oportunidades de compra

Como regra geral, devemos ter em mente que, quanto mais o mercado se consolida entre os limites superior e inferior do padrão de queda de cunha e o padrão simétrico de cunha, maior a chance de uma fuga acontecer mais cedo ou mais tarde.

Primeiro, vamos nos concentrar no padrão de queda da cunha porque ele tem o potencial de obter lucros pendentes.

Etapa 1: espere até que você consiga identificar no gráfico de preços a estrutura de um padrão de cunha em queda e desenhe as duas linhas de tendência que conectam os altos e os baixos.

Estamos apenas procurando a representação visual de um padrão de cunha em queda. Portanto, quanto mais compactado o padrão, melhor. Eventualmente, chegaremos ao lado positivo. A volatilidade por trás da fuga aumentará o preço muito rapidamente.

Nota ** Muitas vezes, você verá que a forma e a estrutura de preços de um padrão de cunha em queda podem variar de padrão para padrão. Idealmente, desde que sigamos a definição dada anteriormente, é bom negociar qualquer padrão de cunha em queda que respeite essas regras

Em seguida, precisamos descobrir onde precisamos entrar no comércio, o que nos leva ao próximo passo.

 

Etapa 2: compre quando rompemos e fechamos acima da linha de tendência de resistência descendente

Antes da fuga, é importante ver o preço se contraindo dentro das duas linhas de tendência. Portanto, quando o preço atingir a linha de tendência de resistência, os vendedores intervirão e quando o preço atingir a linha de tendência de suporte, os compradores intervirão.

Por fim, estamos reduzindo o preço dentro dessa ação vinculada ao intervalo.

À medida que ficamos mais e mais apertados, é nisso que estamos focados, pois o aumento da pressão acabará por levar a uma fuga. Para evitar possíveis falsos rompimentos, também esperaremos um fechamento acima da inclinação superior antes de comprarmos de verdade.

Nota *** Precisamos ter energia e momento suficientes para romper acima do nível de resistência superior de um padrão de cunha em queda. Se você ainda tiver problemas para identificar uma fuga genuína, é altamente recomendável dar uma olhada rápida em nossa Estratégia de negociação de fuga usada por traders profissionais .

Agora que estamos negociando, precisamos encontrar nosso objetivo, o que nos leva ao próximo passo.

Etapa # 3: obtenha lucro quando rompermos acima das origens (ponto de partida) do padrão de cunha caindo

O ponto de partida do padrão de queda da cunha é nosso primeiro muro de resistência e, obviamente, queremos descontar nossos lucros na primeira área problemática. Este é um alvo mais conservador.

Como alternativa, você pode acompanhar o seu stop loss abaixo de cada balanço baixo e tentar capturar o máximo possível da nova tendência.

Agora que temos um bom entendimento de onde obter lucros, ainda há mais uma coisa que precisamos cuidar, que é o posicionamento do Stop Loss.

Etapa 4: Coloque o SL de proteção abaixo do último balanço baixo antes do Breakout

O lugar que vamos esconder nosso stop loss é bastante intuitivo para descobrir. O último balanço baixo antes da fuga pode nos fornecer um risco baixo muito atraente em comparação com o lucro potencial disponível.

Uma quebra abaixo do último balanço mínimo invalidará a estrutura de preços em queda, portanto queremos minimizar nossas perdas e sair do mercado.

Nota * O exemplo acima foi um exemplo de negociação de compra … Para uma negociação de venda, precisamos negociar o padrão de “primo”, que é o padrão de cunha crescente. Use as mesmas regras – mas ao contrário – para uma negociação de venda.

O padrão simétrico de cunha segue a mesma regra de estratégia de negociação de cunha, mas a única diferença é que temos uma maneira mais prática de medir nossa meta de lucro.

Quanto à nossa meta de lucro, mediremos a distância entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo do nosso padrão simétrico de cunha e você adicionará essa distância onde quer que esteja o preço final.

Sumário

A razão pela qual escolhemos usar o padrão de cunha decrescente e o padrão simétrico de cunha, porque as pessoas não perceberão o que está se desenvolvendo até depois do rompimento, mas se você treinar seus olhos para identificar esses padrões de preços com antecedência, grandes lucros estão esperando por você no final da linha. Você também pode negociar com a estratégia do triângulo de fuga.

A psicologia por trás do padrão de queda da cunha é que, à medida que a ação do preço diminui, os compradores se tornam mais agressivos, enquanto os vendedores não têm poder suficiente para continuar pressionando o remo.

Se você compactar um objeto com força suficiente depois de atingir um nível máximo de compactação, ele voltará com força. O mesmo princípio pode ser aplicado ao padrão de queda da cunha, razão pela qual ele tem um potencial tremendo de obter lucros substanciais.