A reavaliação do dinar iraquiano acontecerá?
Imagine uma moeda de uma terra distante. Uma vez adquirido, espera-se um curto período de tempo para obter um ROI acima de 100.000%. Permitindo que você se afaste da arena de investimentos e viva a vida que sempre sonhou.
Seria bom, não seria?
A moeda que vamos olhar é o dinar iraquiano, também conhecido como IQD.
Primeiro de tudo, o Iraque tem potencial! Sacos de potencial! Variação anual do PIB de 8,6% em 2011, 8,4% em 2012, 10,2% em 2013 e um relatório esperado de números semelhantes para os próximos cinco anos.
Enquanto a maioria das economias globais está em declínio, o Iraque claramente não está.
Então, por que estamos vendo 5 milhões de investidores informados comprando o dinar iraquiano? Eles sabem algo que não sabemos?
O cerne do acordo é simples, dizem aqueles que impulsionam as vendas do Dinar que o Dinar iraquiano está ridiculamente subvalorizado e a única opção é concluir uma “reavaliação”, portanto aqueles que mantêm o dinar agora um dia não serão muito distantes. o futuro acorda e percebe que eles têm um lucro substancial de US $ 100.000 para cada US $ 1 investido.
Alguns da comunidade dinar esperam menos e outros esperam mais
Muitos de nós sabemos que o Iraque tem muito potencial e é excelente, apesar da constante turbulência no dia a dia. Um ótimo exemplo de como a economia está indo foi quando o Iraque teve seu primeiro IPO desde a era Saddam Hussein, uma empresa iraquiana de telecomunicações chamada Asiacell, que acabou sendo a maior listagem de IPOs no Oriente Médio e Norte da África desde a listagem da Mineração da Arábia Saudita em 2008 na Bolsa de Valores da Arábia Saudita.
Mesmo quando você considera os preços do petróleo e do petróleo, o Iraque ocupa atualmente o quinto lugar no mundo em reservas de petróleo. Mas fica ainda melhor: grande parte do Iraque nem sequer foi explorada! Especialmente quando você considera as novas tecnologias para exploração, as reservas atualmente documentadas serão definitivamente mais altas.
Como você pode ver claramente, o Iraque é um sucesso esperando para acontecer.
Minha previsão é que veremos uma denominação do dinar iraquiano em que três zeros serão excluídos da moeda, o que significa que o curso legal atual será anulado após a troca por um curso legal recém-emitido por um período de, digamos, 90 dias.
Por exemplo, hoje você enche seu carro por uma questão de 25.000 dinares o equivalente a US $ 21,47 e, uma vez que a denominação ocorre, você tem notas recém-cunhadas, digamos uma nota de 20 e 5 dinares. Você volta ao mesmo local para comprar sua gasolina e, em vez de usar 25.000 dinares, paga com a nova proposta de 25 dinares. Isso significa que o poder de compra é exatamente o mesmo, nem menos e nem mais, nem vencedores nem perdedores. Enquanto isso, o poder de troca para o dólar permanece os mesmos 25 dinares, você recebe $ 21,47. Quero dedicar um momento apenas para ver o que aconteceu no final de 2003 e no início de 2004, quando a Autoridade Provincial da Coalizão emitiu o novo Dinar Iraquiano (atualmente em circulação) em troca do antigo Dinar Iraquiano com a face de Saddam.
De 15 de outubro de 2003 a 15 de janeiro de 2004, todos os que estavam no Iraque puderam trocar pelo novo curso legal, os que estavam fora do Iraque não. Uma vez decorrido o dia 15 de janeiro, aqueles que mantinham a antiga proposta não podiam mais trocar e essa proposta ficou nula.
O risco que os especuladores de moeda enfrentam é que o Iraque fará uma re-denominação e, dada a sua história, pode até fazer uma troca no país, deixando apenas aqueles que não conseguem chegar ao Iraque com uma pilha de moedas sem valor. Eu acho que você deve encarar isso com muita seriedade quando se considerar se a Autoridade Provincial da Coalizão (americana, Grã-Bretanha etc.) fez isso no poder, agora que o Iraque tem poder total, ela está bem dentro de seus direitos de fazer o mesmo e provavelmente vai.
Alguns podem dizer: “se o Iraque está considerando tal ação, certamente o dever moral é parar de vender para compradores estrangeiros”. Infelizmente, o dever do Banco Central do Iraque é vender o máximo de sua moeda para o maior lance.
[Tweet “Se o Iraque está considerando tal ação, certamente o dever moral é parar de vender para compradores estrangeiros”]
A seção 32 da lei da moeda dá a eles o direito de remover os três zeros e permitir uma troca apenas no país.
O Iraque ainda tem mais de 71tn notas físicas sozinhas e, com uma reavaliação, valeria a pena os 11 trilhões de dólares americanos, que, mesmo que você dobrasse a quantidade de dólares americanos
Dólares em circulação, você acabaria com apenas 25% do IQD (M2)
Também é retrógrado pensar que o Iraque usará o petróleo como proteção cambial / inflacionária da moeda iraquiana porque a realidade é que o petróleo é queimado, vendido e usado, também conhecido como esgotado. Não há cofre mágico que o óleo seja armazenado, pois ele deve ser vendido ou usado constantemente, o que significa que toda vez que um barril passa por esse processo, a moeda se torna supervalorizada.
Conclusão
Para muitos detentores de dinar fora do Iraque, o futuro permanece sombrio, ao contrário do que os mimos do dinar lhe dirão. O fato de os números não somarem deve ser suficiente para dizer que essa falácia de enriquecimento rápido é apenas isso, uma falácia.